domingo, 7 de junho de 2009

Remorso. O irmão do arrependimento grudado pelo intestino.

Remorso (que não é um sinônimo de arrependimento) é um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ação que infringe um código moral (pessoal ou não) que obedecem, tornaram-se (ou acreditam haverem se tornado), por isso, passíveis de alguma condenação e punição que será (ou acreditam que será) muito severa dada por terceiros, não querem sofrer tal punição e, então, se punem de alguma maneira mais suportável para fugir dessa condenação e punição.
Quem sente remorso não está arrependido verdadeiramente do mal que causou a terceiros, está apenas (por vezes inconscientemente e instintivamente, outras vezes conscientemente), motivado pelo medo da punição, tentando aparentar arrependimento verdadeiro (em alguns casos até acreditando no próprio falso arrependimento), castigando a si mesmo de alguma maneira, por acreditar que um castigo auto-imposto (como forçar-se a se entristecer por exemplo, que é a manifestação mais comum do remorso) a redimiria de seu erro, permitindo-a conseguir fugir de uma punição que seria ainda mais severa vinda do meio social em que vive ou de uma entidade superior.
O remorso pode também conduzir a extremos como ódio a si mesmo e auto-flagelação.




Remorso.
Meu maior remorso, é o comigo mesma.
Ás vezes grande, ás vezes maior ainda.
E o arrependimento?
Onde fica?
Do lado do remorso.
São irmãos siameses.
Á procura de liberdade.
A liberdade do humano e do sobrenatural.
Quando os dois se forem, nascerá um ser ocidental.
Se nao coloco ponto e virgula, no lugar de ponto final, é um problema meu.
E não seu.
Mas a cada dia, tem um remorso especifico que me bate.
Todo santo dia.
Todo santo daime.
Então, foda-se o mundo e todos os profetas marcianos do ano 2000.
Adeus pai, adeus mãe.
Tudo se move a base de água.
Se não se ligou nisso, preste mais atençao.
Menos as canetas de retroprojetor,que se forem acrescidas de água, morrerão.
Já o oceano, sem a água, seria um invólucro de montanhas vulcanicas.
Me indaga se Xuxa tem mau hálito?
E Tiririca com sua dentadura?
Sou fã incondicional do Tiririca sem peruca.
Assim como sou fã de cheiros docinhos e refrescantes.
Cheiros masculinos aromáticos de perfume também me atraem.
Não me atrai tênis de maratonista branco.
New balance foi seu maior sucesso.
Sinto asco de pensar numa diarréia alheia.
O tchau dessa vez foi pra mim.
Obrigado.
Agradeço.
com remorso e uma pitada de arrependimento.

Nenhum comentário: